Translate

31/05/2013

Garrett: o Homem, a Obra e o Tempo - parte II

1837 – Garrett é nomeado Inspetor-geral dos Teatros, com a missão de fundar e organizar um Teatro Nacional. Herculano publica a Harpa do Crente e inicia a edição Panorama.
1839 – Nascem Júlio Dinis e Guilherme de Azevedo. Morre a Marquesa de Alorna.
1840 – Garrett publica D. Filipa de Vilhena.
1842 – Garrett publica O Alfageme de Santarém. Restauração da Carta Constitucional; Costa Cabral no poder. Nasce Antero de Quental.
1843 – Garrett publica Viagens na Minha Terra, Frei Luís de Sousa e o 1º volume do Romanceiro. Herculano publica O Bobo. Nasce Teófilo Braga.
1844 – Herculano publica Eurico, o Presbítero e O Pároco da Aldeia.
1845 – Garrett publica o 1º volume do Arco de Santana e Flores sem Fruto. Nascem Oliveira Martins e Eça de Queirós.
1846 – Revolta da Maria da Fonte. Ministério Palmela. Herculano publica o 1º volume da História de Portugal. Nascem Gonçalves Crespo e Bordalo Pinheiro.
1847 – Revolta de Patuleia. Herculano publica o 2º volume da História de Portugal.
1848 – Garrett publica A Sobrinho do Marquês e Herculano O Monge de Cister. Nasce Gomes Leal.
1849 – Herculano publica o 3º volume da História de Portugal. Primeiras estradas macadamizadas. Inauguração do Teatro de D. Maria II.
1850 – Garrett publica o 2º volume do Arco de Santana. Herculano entra em polémica com o clero (Eu e o Clero), publica Lendas e Narrativas e Solemnia Verba. Camilo Castelo Branco publica O Anátema.
1851 – Garrett é nomeado Visconde e Par do Reino. Regeneração. Ministério de Saldanha, Fontes Pereira de Melo e Rodrigo da Fonseca Magalhães.
1852 – Garrett é ministro dos Negócios e Estrangeiros. É fundado o Instituto Industrial de Lisboa, no âmbito da modernização do ensino.
1853 – Garrett publica as Folhas Caídas.
1854 – Garrett morre, a 9 de Dezembro. Herculano publica o 1º volume da História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal. É promulgada legislação tendente a acabar com a escravatura em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário