Translate

08/07/2012

Método Indutivo


  • É usado nas ciências empíricas ou factuais (Física, Biologia, etc)
  • Ao contrário do dedutivo, parte do particular para o geral, isto é, parte da observação dos factos particulares para chegar a uma verdade geral ou universal.
São 3 as principais etapas do método indutivo (ou 3 momentos fundamentais para chegar à teoria científica):
  1. Observação dos fenómenos
  2. Descoberta da relação entre os fenómenos
  3. Generalização da relação (leis unificadoras)
1- Observação do fenómeno (registo e classificação de factos empíricos)
A Ciência parte da observação. O cientista deve começar por registar aquilo que observa de modo a poder encontrar as suas causas. Este registo deve ser realizado de modo objectivo ( sem estar influenciado por quaisquer teorias ou expectativas) e a observação deve ser repetida (é importante registar uma grande quantidade e diversidade de factos).

2 - Descoberta da relação entre os fenómenos: partindo dos factos devidamente catalogados, o cientista descobre certas regularidades (procura-se aproximar os factos para descobrir a relação entre eles).
Ex: Um cientista que observou o que acontece aos mais diversos objectos quando são aquecidos e que registou as suas observações. Ao analisar os seus registos, descobre, por exemplo, que os objectos de vidro se quebraram, mas que os de cobre dilataram. Por indução, infere estas leis: "Todo o vidro quebra quando é aquecido" e "Todo o cobre dilata quando é aquecido".
As leis que constituem as teorias científicas são descobertas através deste tipo de inferência. 

3 - Generalização da relação/aplicação da teoria a novos factos empíricos tendo em vista a sua confirmação. Estando na posse das leis, o cientista usa-as no momento 3, para explicar ou prever novos acontecimentos. O seu objectivo é encontrar mais factos que confirmem a sua teoria - mais pedaços de vidro que quebrem ou pedaços de cobre que dilatem sob aquecimento. Generaliza-se a relação encontrada entre os factos semelhantes em leis em expressam as relações constantes entre esses factos. Pode encontrar a partir das leis já descobertas para, também por indução, encontrar leis ainda mais gerais. Por exemplo, se descobrir que outros tipos de metal se comportam como o cobre, pode estabelecer esta lei mais geral: "Todo o metal dilata quando é aquecido".

Sem comentários:

Enviar um comentário