Translate

05/06/2012

O conhecimento proposicional

O conhecimento proposicional é, destes três tipos, o que nos interessa neste contexto. Por este motivo, vamos estudar o que é o conhecimento proposicional e tentar responder à questão de saber quais são as condições necessárias e suficientes para que um sujeito (S) conheça uma proposição (P).

Que condições são necessárias para haver conhecimento?
Suponha que afirmo que o André estava no cinema ontem de tarde.
Acredito que assim foi porque julgo que o vi junto à bilheteira. Contudo, a verdade é que o André estava em casa a jogar Playstation e que a pessoa que eu vi era o seu irmão gémeo, Miguel. Pode dizer-se que eu sabia (tinha conhecimento) que o André estava no cinema?
É evidente que não. Tenho de reconhecer que era falsa a minha crença de que ele estava no cinema. Só podemos conhecer o que é verdadeiro (o conhecimento é factivo). Mesmo conhecer que era falso que o André estava na escola é saber uma verdade acerca de uma falsidade. (É verdade que a minha crença era falsa.).
Para possuir conhecimento, é necessário que acreditemos que a proposição «O André estava no cinema ontem à tarde» descreve correctamente um estado de coisas no mundo. Não faz sentido dizer que alguém conhece algo se não exprime nenhum pensamento ou ideia acerca do assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário