Translate

30/05/2012

O conhecimento e a Racionalidade Científico-Tecnológica

Tipos de conhecimento
Todo o conhecimento é conhecimento de um objecto. No entanto, o objecto nem sempre é o mesmo e, consoante esse objecto muda, também muda o tipo de conhecimento. De acordo com este pressuposto, é costume dividir o conhecimento em três tipos, que podem ser exemplificados pelas frases seguintes:

  • O João sabe andar de skate.
  • O João conhece o presidente da República.
  • O João sabe que D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal.
A primeira frase descreve um saber-fazer, enuncia qualquer coisa que o João sabe fazer. Todos nós, melhor ou pior, temos muitos conhecimentos deste tipo, embora, como é evidente, nem todos tenhamos os mesmos. Muitas pessoas sabem nadar, andar de bicicleta e conduzir automóveis.
Todos estes casos são exemplos de conhecimento prático.
A segunda frase descreve um tipo de conhecimento diferente do primeiro. Aqui, o que é descrito já não é um saber -fazer, mas uma pessoa, o presidente da República (poderia ser também a descrição de um lugar, como a serra da Estrela, ou de uma cidade, como Lisboa ou Évora). Em qualquer dos casos, o conhecimento que a frase descreve já não é o de como fazer algo, mas de um objecto ou de uma qualquer entidade. A este tipo de conhecimento imediato e directo de objectos é costume chamar conhecimento por contacto ou conhecimento de objectos.
A terceira frase descreve um tipo de conhecimento muito diferente a que os filósofos chamam conhecimento proposicional ou conhecimento de verdades.

Neste caso, aquilo que se diz que o João conhece é uma proposição, isto é, algo que é verdadeiro ou falso. Na verdade, o que a terceira frase diz é que João sabe que a proposição «D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal» é verdadeira.

Resumindo -temos três tipos de conhecimento:
O conhecimento de como realizar uma actividade (saber-fazer, saber como), conhecimento prático.
O conhecimento por contacto.
O conhecimento proposicional (saber que e por que - o que vamos estudar).

Sem comentários:

Enviar um comentário