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14/12/2012

Teoria de Piaget - conceitos básicos

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre fatores hereditários e ambientais. Mas o que prevalece é a atividade do sujeito, inventando e reinventado conhecimentos.

Piaget considerava que o desenvolvimento cognitivo influenciava e controlava os aspetos social, moral e emocional do desenvolvimento global.

O desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico de adaptação ao meio.

Esquemas – padrões de ação e categorias ou estruturas mentais que organizam a interação do sujeito com o meio.

A adaptação envolve a construção de esquemas através da interação com o meio sendo possível devido a duas atividades complementares: a assimilação e a acomodação.

Assimilação – processo adaptativo que consiste em incorporar novas informações nos esquemas existentes.

Acomodação – processo adaptativo que consiste em ajustar os esquemas existentes às novas informações e experiências modificando-os.

O processo de assimilação implica sempre um mínimo de acomodação, não é pura e simples recetividade.

Em várias situações não há nem acomodação nem assimilação. Se não sei alemão não tentarei dar sentido à conversar entre dois alemães.

Equilibração – o processo que consiste em procurar estabelecer um equilíbrio entre assimilação e acomodação. Excessiva assimilação e excessiva acomodação impedem ou perturbam o desenvolvimento cognitivo. Periodicamente, somente novos ou estruturas permitem que assimilemos e acomodemos de modo relativamente equilibrado. O desejo de equilíbrio move o desenvolvimento porque nos conduz a patamares superiores de equilíbrio e por isso de adaptação ao real.

O equilíbrio entre assimilação e acomodação nunca é absoluto.


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