Translate

05/10/2012

Os princípios básicos do comportamento operante - A punição ou castigo

A punição ou castigo ocorre quando a consequência de uma resposta enfraquece a tendência para dar de novo essa resposta. É um estímulo que, como consequência de um comportamento, diminui a probabilidade de repetição desse comportamento.

O reforço negativo e o positivo têm o mesmo efeito: reforçam ou fortalecem a probabilidade de ocorrência das respostas que reforçaram. Embora punição e reforço negativo sejam muitas vezes confundidos, Skinner sublinhou que a punição tem efeito oposto: diminui a probabilidade de ocorrência ou repetição da resposta dada. Têm consequências opostas e efeitos antagónicos no comportamento.

Deve notar-se que no caso de punição o estímulo aversivo ocorre depois da resposta ou comportamento e eventualmente diminui a probabilidade de esta se verificar de novo; no caso do reforço negativo, o estímulo aversivo ocorre antes da resposta e a sua negação torna possível a repetição da mesma resposta.

Skinner não considerava a punição como uma forma efetivamente poderosa ou eficaz de influenciar o comportamento. Aplicando a punição a ratos verificou que a probabilidade do comportamento castigado acontecer de novo diminui. Contudo, apenas temporariamente se eliminou o comportamento indesejável. Além disso, pode conduzir ao desenvolvimento de comportamentos emocionais negativos, sem esquecer outros “efeitos secundários”.


Sem comentários:

Enviar um comentário