Translate

26/10/2012

Fatores que influenciam a aprendizagem por observação

Fatores ou causas que influenciam a aprendizagem por observação

Várias são as causas ou fatores que podem conduzir um individuo a aprender e a desempenhar os comportamentos de um modelo:
  1. O nível de desenvolvimento do observador. Conforme vamos crescendo somos capazes de concentrar a nossa atenção durante mais tempo, de processar cada vez melhor a informação e de nos auto-motivarmos.
  2. O estatuto do modelo. As crianças, por exemplo, revelam uma acentuada tendência para imitarem as ações de pessoas que consideram prestigiadas, famosas e de quem gostam (pais, irmãos mais velhos, professores, atletas, heróis de filmes de ação, estrelas rock). Esta tendência depende da idade e dos interesses da criança.
  3. Consequências vicariantes. Observando as consequências das ações dos potenciais modelos obtemos informações sobre o que é apropriado para nós e sobre as prováveis consequências da imitação da conduta de quem observamos. As consequências positivas (que não são necessariamente de reconhecido valor moral) motivam os observadores. É mais provável a imitação e o desempenho segundo as ações dos modelos quando o observador acredita que os resultados serão gratificantes.
  4. Autoeficácia. Os observadores tendem a imitar determinados modelos quando acreditam que são capazes de aprender e de desempenhar o comportamento-modelo, isto é, quando possuem um certo nível de autoconfiança e de autoeficácia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário