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23/10/2012

Condições necessárias da aprendizagem observacional

São quatro as condições fundamentais que devem estar presentes para que se processe a aprendizagem por modelação.
  1. Atenção. Não é suficiente observar. Deve-se prestar atenção ao que o modelo observado faz, identificando a sua conduta. A investigação psicológica revela que não só escolhemos os comportamentos a imitar como também as pessoas que se constituem como modelos. Prestamos mais atenção ao desempenho de pessoas consideradas atraentes, competentes, populares e admiradas.
  2. Retenção. Para imitar o comportamento de um modelo temos de o armazenar ativamente na memória, o que implica a representação mental das ações do modelo observado e a prática dos elementos, sequências ou etapas do comportamento.
  3. Execução ou produção. Memorizando o comportamento desejado, é necessário convertê-lo em ação, o que pode exigir bastante tempo e treino. Note-se que é preciso sempre algum motivo ou razão para converter o que se “sabe” ou aprendeu em comportamento, melhor dizendo, performance. Pode, segundo o teórico da aprendizagem social, ocorrer a aprendizagem sem alterações externas do comportamento.
  4. Motivação e reforço. O desempenho de algo que adquirimos mediante observação depende da motivação ou incentivo para o efetuar. O reforço tem um papel importante na aprendizagem observacional. Se anteciparmos ou prevermos que seremos reforçados ou recompensados por imitar as ações de um modelo, estaremos mais motivados para reter, reproduzir e desempenhar os comportamentos observados (o reforço pode ser a aprovação dos outros). Apesar das diferenças já indicadas deve notar-se que, até certo ponto, a aprendizagem por modelação contém um importante princípio presente no condicionamento operante. Com efeito, podemos aprender e efetuar muitas coisas por imitação mas a aquisição definitiva depende muito de sermos reforçados ou não. 

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