Translate

12/09/2012

Métodos de aprendizagem

A importância do conhecimento dos resultados
É importante para quem aprende conhecer os efeitos do seu comportamento, isto é, ser avaliado ou autoavaliar-se. A informação sobre o efeito das respostas, seja de quem aprende a nadar ou de quem estuda Matemática é conhecida pelo nome feedback ou retroinformação.
Diversos estudos mostraram que fornecer indicações sobre os resultados da aprendizagem com relativa frequência possibilita uma aquisição mais rápida de novos conteúdos de aprendizagem (há mais hipóteses de correção e de autocorreção). Por outro lado, parece que, em certas circunstâncias, obter informação sobre os resultados é considerado pelo sujeito de aprendizagem como um reforço. É fácil de compreender que um professor que faz um teste sumativo por período, a meio do mesmo, entrega os resultados um mês depois e não faz testes formativos nem fichas de avaliação, possa estar, eventualmente, a prejudicar o ritmo, o grau de aprendizagem e o empenho dos seus alunos na aquisição efetiva das competências desejadas.

Aprendizagem total ou aprendizagem parcial
Referimo-nos a métodos de aprendizagem, ao modo como se adquirem os conteúdos de aprendizagem. Falta referir o modo como são representados os conteúdos a aprender. Em que condições aprendemos melhor? Quando os conteúdos são divididos em diversas unidades ou quando ele é apresentado de uma forma global?

No primeiro caso, divide-se o material informativo em várias unidades, estuda-se cada unidade separadamente e só depois de cada uma ter sido aprendida individualmente se uma visão global. No segundo caso, ao aluno ou ao aprendiz é apresentada uma visão global do que vai aprender, integrando-se depois de cada aspeto particular nessa estrutura global; o todo antecede as partes.


Sem comentários:

Enviar um comentário