Translate

23/09/2012

Condicionamento Clássico - conceitos

Resposta não condicionada ou incondicionada – resposta suscitada por um estímulo incondicionado sem aprendizagem prévia.
Resposta condicionada – resposta suscitada por um estímulo condicionado, isto é, por um estímulo que produz um efeito semelhante ao do estímulo incondicionado em virtude de ter sido várias vezes emparelhado com este.
Estímulo não condicionado – estímulo que produz uma determinada resposta sem necessidade de aprendizagem prévia ou de processo associativo.
Estímulo condicionado – estímulo neutro que, repetidas vezes associado a um estímulo incondicionado, provoca uma resposta semelhante à deste mas que resulta de uma aprendizagem. O estímulo condicionado é um estímulo neutro que deixou de o ser.
Aquisição – processo que consiste na gradual formação de uma conexão ou associação entre o estímulo condicionado e o estímulo não condicionado.
Extinção – a redução ou a eliminação da resposta aprendida devida ao facto de o E.C ser repetidamente apresentado sem o E.I.
Recuperação espontânea – o retorno, embora sob forma enriquecida, da resposta condicionada após uma certa quantidade de tempo sem contacto com o estímulo condicionado.
Generalização do estímulo – processo que consiste no facto de a resposta original a um estímulo particular também ocorrer na presença de estímulos similares.
Discriminação dos estímulos – processo que consiste em aprender a responder a uma estímulo particular e a não responder ou reagir a estímulos semelhantes ao original.


Sem comentários:

Enviar um comentário