Translate

27/09/2012

A aprendizagem por condicionamento operante

Em termos simples, a aprendizagem por condicionamento operante consiste em associar um comportamento com as suas consequências e efeitos.

O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem em que um dado comportamento de caráter ativo (operante no meio) é reforçado ou enfraquecido tendo em conta as suas consequências: conforme as consequências da ação assim ela tenderá a aumentar ou a diminuir (ou a extinguir-se) no futuro.
No condicionamento operante um organismo produz um comportamento a que se segue uma dada consequência. O tipo de consequência que deriva do comportamento é o fator chave do condicionamento porque determina se é provável a sua ocorrência no futuro e também a frequência com que poderá ocorrer.
A base do condicionamento operante é o conceito de reforço. Em relação ao condicionamento clássico reaparecem, em contexto diferente, princípios básicos como a generalização, a extinção e a recuperação espontânea.

Em suma, o condicionamento operante é uma forma de aprendizagem na qual a probabilidade de ocorrência de uma resposta ou comportamento aumenta ou diminui conforme a sua consequência é um reforço (positivo ou negativo) ou uma punição.

Ao condicionamento operante dá-se também o nome de condicionamento instrumental porque este processo de aprendizagem envolve alterar a probabilidade de uma resposta mediante a manipulação das suas consequências.


Sem comentários:

Enviar um comentário