Em termos simples, a aprendizagem por condicionamento
operante consiste em associar um comportamento com as suas consequências e
efeitos.
O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem
em que um dado comportamento de caráter ativo (operante no meio) é reforçado ou
enfraquecido tendo em conta as suas consequências: conforme as consequências da
ação assim ela tenderá a aumentar ou a diminuir (ou a extinguir-se) no futuro.
No condicionamento operante um organismo produz um
comportamento a que se segue uma dada consequência. O tipo de consequência que
deriva do comportamento é o fator chave do condicionamento porque determina se
é provável a sua ocorrência no futuro e também a frequência com que poderá
ocorrer.
A base do condicionamento operante é o conceito de
reforço. Em relação ao condicionamento clássico reaparecem, em contexto
diferente, princípios básicos como a generalização, a extinção e a recuperação
espontânea.
Em suma, o condicionamento operante é uma forma de
aprendizagem na qual a probabilidade de ocorrência de uma resposta ou
comportamento aumenta ou diminui conforme a sua consequência é um reforço
(positivo ou negativo) ou uma punição.
Ao condicionamento operante dá-se também o nome de
condicionamento instrumental porque este processo de aprendizagem envolve
alterar a probabilidade de uma resposta mediante a manipulação das suas
consequências.
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