Translate

21/08/2012

O que é a Psicologia?

De que trata a Psicologia? O que estuda, ou qual o objeto da sua investigação?
A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
Esta definição afasta imediatamente a ideia simplista de que a psicologia seria simplesmente o estudo dos comportamentos anormais e das desordens e perturbações psíquicas. Todos os tipos de comportamentos e de processos mentais interessam à investigação psicológica.

Estudo científico significa que os psicólogos usam métodos bem organizados para descrever, explicar e interpretar os factos psíquicos. Não se limitam a observar, acumular e catalogar factos.
Comportamentos, em sentido restrito, significa um conjunto de atos diretamente observáveis tais como falar alto, correr, corar, etc. 

Contudo, a psicologia não se limita a estudar o que as pessoas fazem. Interessa-se igualmente por fenómenos ou fatos que não são exteriormente observáveis tais como o pensamento e o raciocínio, o sonho e o sono, a sensação e a perceção, os sentimentos, as atitudes, etc. Estes fenómenos têm o nome de processos mentais.

Estudar psicologia é tentar compreender o que fazemos, como pensamos, sentimos, respondemos a problemas e crises, à influência do meio, como aprendemos e nos desenvolvemos intelectualmente e moralmente, como interagimos com os nossos semelhantes….

A definição do objeto de estudo da psicologia como sendo o comportamento e os processos mentais foi o resultado de uma revolução. Nos finais do século XIX, os processos mentais eram considerados o objeto apropriado da psicologia. Durante as primeiras décadas do século XX, tentou reduzir-se o objeto de estudo da psicologia ao que era observável (ao comportamento em sentido estrito). Hoje em dia, foram ultrapassadas estas perspetivas simplistas e redutoras: a psicologia é, por definição, o estudo do comportamento e dos processos mentais. Estes dois elementos não podem ser estudados isoladamente, estão intimamente ligados, pelo que os psicólogos na atualidade entendem por comportamento aquilo que um ser vivo (essencialmente o ser humano) faz, diz, pensa e sente.

Sem comentários:

Enviar um comentário