Translate

22/07/2012

Senso Comum vs Ciência

Senso Comum
Pouco metódico e sistematizado - os seus conteúdos não estão relacionados entre si, não formam um conjunto organizado e coerente. Por isso, para uma mesma situação, facto ou acontecimentos encontramos posições incompatíveis: "Longe da vista longe do coração" e "A distância faz o coração bater mais forte".
Assim, acumula conhecimentos de forma não sistemática.
Acrítico e subjectivo - exprime-se através de opiniões que não se sabem fundamentar e é particular (incide sobre situações particulares da experiência quotidiana e vivencial). Acrítico porque se satisfaz com o resultado imediato da observação, pensa ingenuamente que descrever é explicar.
Predomínio da descrição sobre a explicação - descreve o que ocorre e não por que ocorre assim, as explicações dadas são incompletas (não dá uma explicação nem uma compreensão da verdadeira natureza da realidade).
Conhecimento essencialmente prático - trata principalmente do modo como temos de agir, do que fazer para construir isto ou aquilo, das regras de comportamento que devemos cumprir na relação com os outros.

Ciência 
Metódico, sistematizado e rigoroso - a ciência procura, para lá das aparências, encontrar uma imagem fiel e correcta do mundo dos factos e adopta métodos e técnicas que evitem ser presa das aparências.
Racional e explicativo - é um conhecimento que utiliza raciocínios, provas e demonstrações para ir além da experiência e obter conclusões mais precisas e rigorosas acerca do funcionamento da natureza. Vai além do aparente, dá uma ordem e sentido à caótica diversidade dos dados sensoriais. Tem um poder explicativo, mediante leis e teorias, muito superior ao do senso comum.
Não se contenta com a visão superficial da descrição do que acontece (aparente) e quer apreender o porquê do que acontece (ir além do aparente dado pelo senso comum ou conhecimento vulgar).
O objecto da ciência - formulação de leis que regem os fenómenos, que permitem controlar a natureza e pô-la ao serviço do Homem.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Agradeço a opinião. Terei em consideração em próximas publicações.

      Eliminar