Translate

27/07/2012

Apriorismo (Kant)

Entre as várias teorias defensoras de que o conhecimento tem uma dupla origem, isto é, que provém dos sentidos e da razão, conta-se o apriorismo Kantiano. Que quer dizer a priori?

A priori refere-se a algo que é anterior e independente da experiência. Esta noção é mais facilmente compreendida se nos reportarmos ao universo dos computadores.
Quaisquer que sejam os dados que recebe do exterior, o computador necessita de estar equipado com um programa prévio para ser capaz de processar esses dados. O programa do computador assemelha-se aos elementos a priori com que o sujeito nasce e que são a sensibilidade e o entendimento.
Os elementos introduzidos pelo teclado, ou por qualquer outro dispositivo periférico, comparam-se aos dados provenientes do mundo: os dados que, sendo captados pelos órgãos sensoriais, vão ser interpretados pelo entendimento.
Kant considera que no conhecimento intervêm dois elementos: o sujeito e o objecto. O sujeito é referido como forma e o objecto como matéria. O sujeito ou forma é o ser humano equipado previamente com estruturas cognitivas: a sensibilidade e o entendimento. O objecto ou a matéria é o mundo exterior ao sujeito, é aquilo que há para ser conhecido.
O conhecimento resulta, segundo este pensador, dos dados proveniente da experiência, captados pela sensibilidade, e que vão ser submetidos à acção interpretativa do entendimento.

Por outras palavras, para que haja conhecimento, as impressões captadas pela sensibilidade têm de ser organizadas por algo que pertence ao sujeito e que é anterior e independente da experiência: as categorias do entendimento. Por exemplo, quando dizemos que "o calor dilata o ferro" expressamos um conhecimento que tem na sua base a experiência, mas que pressupões a ordenação segundo conceitos ou categorias - como "substância", "causa", "efeito", etc, -, que são, segundo Kant, constitutivas da razão humana. Em Kant, o conhecimento caracteriza-se pela ultrapassagem da dicotomia sentidos-razão, em virtude de ambos terem a sua quota-parte no conhecimento.

Kant vai conciliar o Empirismo com o Racionalismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário