Translate

09/11/2011

Noção de Pessoa

Caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
a) Singularidade/unidade - para além da sua dimensão física, cada pessoa possui uma realidade interior que a define na maneira de ser e na diversidade de comportamentos que manifesta.
Neste sentido, cada individuo é um ser único e insubstituível, sendo precisamente nisso que reside o seu valor. É sujeito a influências sociais e culturais mas, no entanto, cada pessoa tem um núcleo substantivo irredutível que se mantém permanente e que define o seu 'eu', distinguindo-o de qualquer outro. Porque este núcleo é único, é também insubstituível.

b) Dignidade -  a pessoa é dotada de um valor irredutível, que não lhe pode ser retirado em circuntância alguma. É dotado de dignidade própria e isto significa que tem valor por si próprio e em si próprio, e que nunca deve ser tratada como um objecto, ou seja, instrumentalizada.
A pessoa é dotada de valor absoluto, e não de valor relativo.

c) Liberdade - não existe liberdade total e absoluta, mas uma liberdade condicionada. A liberdade está no núcleo da pessoa como algo que o define e torna única, devendo ser garantida como condição fundamental da singularidade e da dignidade.

d) Abertura -  a pessoa caracteriza-se pela sua dimensão relacional. Forma-se, desenvolve-se e concretiza-se na relação e no compromisso com o outro. O 'eu' só é verdadeiramente 'eu' face ao outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário