Translate

08/11/2011

Consciência Moral

É um a instância intima e pessoal, uma espécie de "voz interior" que, além de assumir e interiorizar as normas morais, também as avalia quanto à sua rectidão. É a capacidade de julgar e avaliar o que é correcto e orientar a acção para o cumprimento do que é devido.
Enquanto juiz interior que incita, repreende, dissuade, ou acusa, a consciência moral é a voz da nossa consciência enquanto sujeitos racionais e livres, capazes de responder pelos próprios actos e também de avaliar os actos dos nossos semelhantes.


Pessoal- a dimensão pessoal tem a ver com a forma como interiormente nos relacionamos com as normas morais socialmente estabelecidas. O sujeito moral assume as normas como suas e não simplesmente como algo que é imposto. As normas não só exigem o seu cumprimento, como também uma adesão intíma, uma convicção interior que se revela nas nossas intenções.

Social- a dimensão social significa que nas comunidades humanas existe um conjunto de normas que regulam as acções r relações entre os seus membros. Por exemplo, não deves roubar.

Sem comentários:

Enviar um comentário