Translate

01/10/2011

A especificidade da Filosofia


1- Autonomia

Significa liberdade de pensamento, ou seja, a capacidade de pensar por si e de modo independente.

Refere-se ao pensar livre de preconceitos, ideias feitas e todo o tipo de dogmas que nos são apresentadas com verdades inquestionáveis.
Ao contrário da religião, em que as verdades são reveladas, na Filosofia o conhecimento verdadeiro só é digno desse nome quando resulta de um exame crítico e rigoroso da razão.
Enquanto que na religião a aceitação das verdades depende da fé do crente, na Filosofia depende do exame da razão.
É a liberdade de pensamento face às ideologias políticas e sociais.
Kant estabeleceu a oposição entre maioridade e menoridade. O uso livre da Razão é o estado de maioridade.

2- Radicalidade
Significa que a Filosofia ao colocar questões não se satisfaz com as primeiras e superficiais respostas, mas procura ir à raiz dos problemas, compreender porquê, compreender a razão de ser. Vai para além da superficialidade do senso comum, aceitando unicamente teses ou ideias que sejam fundamentais racionalmente.

3- Historicidade
Esta característica específica da Filosofia tem por base o facto do Homem viver em circunstância, ou seja, existir numa determinada situação. Vive numa determinada época, sociedade, cultura, marcada por determinados valores e preocupações dominantes. A consequência desta existência em situação é que o Homem coloca questões sobre os temas e preocupações dominantes na sua época. Por exemplo, hoje em dia, as questões ecológicas e sobre o futuro em relação entre Homem e Ciência são dominantes.

4- Universalidade
Se algumas questões são próprias e relevantes num determinado momento histórico no entanto, algumas dizem respeito e são comuns a todos os seres humanos. São interrogações universais no sentido em que podem ser colocadas por todos os seres humanos. Significa também que o objecto da Filosofia é a totalidade do saber, que as questões filosóficas que o Homem coloca dizem respeito a si próprio e a tudo o que o rodeia.

2 comentários:

  1. Obrigada!! Ajudaste algumas duvidas que eu tinha antes! Mt bom o teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vampirinha. Fico contente que tenhas tirado algumas dúvidas e espero que tenhas boas notas a Filosofia.
      Beijinhos :)

      Eliminar